sábado, 4 de outubro de 2008

Um livro fez minha cabeça ! Aprender a viver: filosofia para novos tempos de Luc Ferry




" O urgente não é mais se opor a "poderes", a partir de agora raros, a tal ponto o curso da história tornou-se mecânico e anônimo, mas, ao contrário, fazer surgir novas idéias, ou mesmo novos ideais, a fim de se reencontrar um número de poder no desenvolvimento do mundo (p.252)".

Propõe que tenhamos um pensamento alargado para enfrentar os novos tempos...

" ...afastando-me de mim mesmo para compreender o outro, alargando o campo de miha experiência, eu me singularizo, já que ultrapasso ao mesmo tempo o particular de minha condição de origem para aceder senaõ à universalização, pelo menos ao reconhecimento cada vez maior e mais rico das possibilidades que são da humanidade inteira (p 289) ".

" Se nos prendermos apenas às qualidades particulares gerais nunca amaremos verdadeiramente ninguém, e nesse aspecto Pascal tem razão... ".

Nenhum comentário: